Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/63
Tipo do documento: Artigo
Título: Metodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: Dilemas e provocações contemporâneas
Autor: ROBERTO BRANCHER, Vantoir
DARLENE CANTERLE, Lisiane
CAMARGO MACHADO, Fernanda de
Resumo: Obra que compreende algumas questões sobre as pesquisas na modalidade de educação profissional e tecnológica. Os autores se debruçam sobre os saberes e fazeres da investigação científica, em suas nuances socioculturais e metodológicas, compartilhando experiências, desafios e inquietações envoltas nos estudos sistemáticos sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil.
Abstract: The set of articles “Methodology (s) of the Research in Professional and Technological Education: dilemmas and contemporary provocations” aims to present some questions about researches at modality of professional and technological education in Brazil. Authors focus on the knowledges and accomplishments of scientific researches in the specific field of professional and technological education. They present the sociocultural and methodological nuances of this field. Therefore they share experiences, challenges and concerns involved in systematic studies they have been carrying out at Master’s Course in Professional and Technological Education (PROFEPT) at Polo Jaguari at Instituto Federal Farroupilha (IFFar). There was an increasing demand for researching this kind of context after creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology in Brazil by Law Number 11.892, in 2008. Therefore PROFEPT as a network master’s program and it helps to open a new range of ethical and operational issues in this new scenario. For that reason, the purpose is to deepen discussions about research methodologies for understanding consolidated methods and to adapt them to the new context of professional and technological education in this country. This is the intent of this book which is recommended for recent and veteran researchers.
Palavras-chave: Análises textuais
Conhecimento científico
Ética
Ciência
Pesquisas
Bioética e Direitos Humanos
Metodologia
Pesquisa qualitativa
Análise de Discurso
Análise de conteúdo
Trajetos formativos
Metodologias qualitativas
Licenciatura em computação
Educação profissional
Saberes docentes
Revisão de literatura
Ambiente de aprendizagem
Conhecimento
Construção do Pesquisador
Papel do Pesquisador
Pesquisa formativa
Saberes
História da Ciência
Projeto de Pesquisa
Escolha metodológica
Procedimentos de Análise
Rigor científico
Letramento científico
Papel do Estudante/pesquisador
Intertextualidade
Fazer científico
Letramento
Entrevista
Construção de dados
Pesquisas científicas
Contato interpessoal
Revisão bibliográfica
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Pesquisa bibliográfica
Ética em pesquisa
Comitê de Ética
Área(s) do conhecimento: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Brazil Publishing
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/63
Data de publicação: 2019
Aparece nas coleções:Sul

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miolo_Lisiane_Brenner-Final.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador