Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657
Tipo do documento: bachelorThesis
Título: Pessoas com deficiência e representação social: um olhar sobre os livros didáticos
Autor: Nascimento, Márcia Regina Santos do 
Orientador: Vieira, Sheila
Primeiro membro da banca: Vieira, Sheila
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo, levar a reflexão e quem sabe o interesse de outros a estudos mais aprofundados da importância de incluir nos livros didáticos desde o ensino fundamental, os principais símbolos de acessibilidades usados no Brasil. Com o intuito de levar a criança a conhecer desde o inicio as limitações do colega, mas mostrando que há a opção do mesmo ser incluído e fazer parte contexto de aprendizagem sem o olhar excludente. Assim como se aprende os sinais de transito e ao vê-lo nas ruas são logo identificados naturalmente. O mesmo poderá ocorrer também com os símbolos de acessibilidades. Entretanto para que tal desenvolvimento natural de orientação e mobilidade, ocorra na sociedade, entende-se que o melhor caminho é o aprendizado inicial , tendo como aliado os livros didáticos .
Abstract: Abstract / Resumen: Este artículo pretende hacer reflexionar y quizás el interés de otros para estudiar más a fondo la importancia de incluir en los libros de texto desde la escuela primaria, los principales símbolos de accesibilidad utilizados en Brasil. Para hacer que el niño conozca desde el principio las limitaciones del compañero, pero que demuestre que existe la opción de ser incluido y formar parte del contexto de aprendizaje sin el aspecto excluyente. Al igual que uno aprende las señales de tráfico y al verlo en las calles, se identifica de forma natural. Lo mismo puede ocurrir con los símbolos de accesibilidad. Sin embargo, para que tal desarrollo natural de orientación y movilidad ocurra en la sociedad, se entiende que la mejor manera es el aprendizaje inicial, teniendo como aliados los libros de texto.
Palavras-chave: Orientação & mobilidade
Livro didático
Acessibilidade
Área(s) do conhecimento: Educação e Mobilidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC)
Departamento: Fundação Unificada Campograndense FEUC
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657
Data de publicação: 2019
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdfDocumento principal877,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador