Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657
Tipo do documento: | bachelorThesis |
Título: | Pessoas com deficiência e representação social: um olhar sobre os livros didáticos |
Autor: | Nascimento, Márcia Regina Santos do |
Orientador: | Vieira, Sheila |
Primeiro membro da banca: | Vieira, Sheila |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo, levar a reflexão e quem sabe o interesse de outros a estudos mais aprofundados da importância de incluir nos livros didáticos desde o ensino fundamental, os principais símbolos de acessibilidades usados no Brasil. Com o intuito de levar a criança a conhecer desde o inicio as limitações do colega, mas mostrando que há a opção do mesmo ser incluído e fazer parte contexto de aprendizagem sem o olhar excludente. Assim como se aprende os sinais de transito e ao vê-lo nas ruas são logo identificados naturalmente. O mesmo poderá ocorrer também com os símbolos de acessibilidades. Entretanto para que tal desenvolvimento natural de orientação e mobilidade, ocorra na sociedade, entende-se que o melhor caminho é o aprendizado inicial , tendo como aliado os livros didáticos . |
Abstract: | Abstract / Resumen: Este artículo pretende hacer reflexionar y quizás el interés de otros para estudiar más a fondo la importancia de incluir en los libros de texto desde la escuela primaria, los principales símbolos de accesibilidad utilizados en Brasil. Para hacer que el niño conozca desde el principio las limitaciones del compañero, pero que demuestre que existe la opción de ser incluido y formar parte del contexto de aprendizaje sin el aspecto excluyente. Al igual que uno aprende las señales de tráfico y al verlo en las calles, se identifica de forma natural. Lo mismo puede ocurrir con los símbolos de accesibilidad. Sin embargo, para que tal desarrollo natural de orientación y movilidad ocurra en la sociedad, se entiende que la mejor manera es el aprendizaje inicial, teniendo como aliados los libros de texto. |
Palavras-chave: | Orientação & mobilidade Livro didático Acessibilidade |
Área(s) do conhecimento: | Educação e Mobilidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FIC) |
Departamento: | Fundação Unificada Campograndense FEUC |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/657 |
Data de publicação: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Márcia_ 2019_psicopedagogiaclinica.pdf | Documento principal | 877,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador