Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/667
Tipo do documento: bachelorThesis
Título: Uma experiência didática de revisão de legendas no 1º ano do ensino fundamental
Autor: Cardone, Janete Rodrigues 
Orientador: Pelissari, Cristiane
Resumo: A revisão textual realizada em turmas de 1º ano, consiste no processo pelo qual a criança adquire o conhecimento sobre a linguagem enquanto a utiliza, relendo e comparando sua produção a outros textos, escritos ou não por ela. É considerado um momento reflexivo que as crianças desenvolvem paralelamente ao domínio do sistema de escrita alfabético. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como crianças do 1º ano revisam seus escritos e os dos colegas; entender quais estratégias utilizam nas situações de revisão em sala e como as justificam. Para a coleta de dados, planejou-se uma situação didática com etapas articuladas entre si e progressiva em sua complexidade, criando um contexto de produção que envolveu toda a turma em um propósito comunicativo no qual ler e escrever faziam sentido. A fundamentação abarcou as concepções de linguagem, sujeito e aprendizagem, além de outros aspectos considerados importantes para a temática da pesquisa. Os dados colhidos foram analisados e organizados em quatro categorias, refletindo sobre as respostas dadas pelas crianças nos momentos de revisão e suas escolhas linguísticas.
Abstract: The textual review carried out in 1st year classes consists of the process through which the child acquires knowledge about language while using it, rereading and comparing its production to other texts, whether or not written by her. It is considered a reflective moment that children develop in parallel with mastering the alphabetic writing system. The objective of this research is to analyze and reflect on how 1st year children review their writings and those of their colleagues; understand what strategies they use in classroom review situations and how justify. For data collection, a didactic situation was planned with articulated steps each other and progressive in its complexity, creating a production context that involved the whole class in a communicative purpose in which reading and writing made sense.
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Produção de texto
Revisão textual
Área(s) do conhecimento: 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Departamento: Instituto Superior de Educação Vera Cruz
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/667
Data de publicação: 2021
Aparece nas coleções:Sudeste



Ferramentas do administrador