Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/684
Tipo do documento: mastherThesis
Título: A implementação do programa aprendizagem na idade certa-mais Paic no Cariri cearense
Autor: Duarte, Rodrigo Gonçalves 
Orientador: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Primeiro coorientador: Cruz, Maria do Carmo Meirelles Toledo
Primeiro membro da banca: Sumiya, Lilia Asuca
Segundo membro da banca: Pereira, Rodnei
Resumo: Com esta pesquisa, objetivou-se verificar a adesão e compreensão da política do Programa Aprendizagem na Idade Certa - Mais Paic, por parte dos professores de três municípios do Cariri cearense, uma região do estado do Ceará classificada como de vulnerabilidade social. Como referencial teórico, recorreu-se aos estudos de Lotta (2008; 2012; 2014; 2019); Farah (2018; 2021); Lipsky (2019); e Bichir (2020), para verificar como os implementadores de nível de rua – os professores – aderem e compreendem a política pública que está sendo implementada no estado desde 2007. A abordagem da pesquisa foi quantitativa, e aplicado um questionário eletrônico encaminhado a todos os professores do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Para a análise do questionário, foram escolhidas categorias prévias com base na literatura que aborda a adesão e compreensão. Posteriormente, foram realizadas as análises comparativa e descritiva dos dados coletados. Identificamos que os participantes da pesquisa utilizam os documentos do programa com frequências variadas, entre os municípios, o que é preconizado pelo Mais Paic. Pode-se destacar que os professores dos três territórios conhecem o programa, tanto que as altas taxas de adesão é um ponto a ser destacado. Tais aspectos são perceptíveis com base na rotina, pois os professores estão buscando aderir mais do que é exigido pelo programa. Evidencia-se que estudos qualitativos precisam ser feitos, a fim de identificar as razões de se intensificarem algumas práticas em determinados municípios. Por fim, destacase que os professores estão inserindo em suas rotinas ações diárias de leitura, como descrevem os manuais do programa.
Abstract: With this research, the objective was to verify the adhesion and understanding of the policy of the Learning Program at the Right Age - Mais Paic, by the teachers of three municipalities of Cariri, Ceará, a region of the state of Ceará classified as socially vulnerable. As a theoretical reference, studies by Lotta (2008; 2012; 2014; 2019) were used; Farah (2018; 2021); Lipsky (2019); and Bichir (2020), to verify how street level implementers – the teachers – adhere to and understand the public policy that has been implemented in the state since 2007. The research approach was quantitative, and an electronic questionnaire was sent to all teachers from the 1st to the 5th year of Elementary School. For the analysis of the questionnaire, previous categories were chosen based on the literature that addresses adherence and understanding. Subsequently, comparative and descriptive analyzes of the collected data were carried out. We identified that research participants use the program documents with varying frequencies, among municipalities, which is recommended by Mais Paic. It can be highlighted that the teachers of the three territories know the program, so much so that the high adherence rates is a point to be highlighted. Such aspects are noticeable based on the routine, as teachers are seeking to adhere more than is required by the program. It is evident that qualitative studies need to be carried out in order to identify the reasons for intensifying some practices in certain municipalities. Finally, it is highlighted that teachers are inserting daily reading actions into their routines, as described in the program manuals.
Palavras-chave: Implementação
Mais Paic
Cariri
Vulnerabilidade Social
Implementation
Mais Paic
Cariri
Social vulnerability
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
Departamento: Universidade Cidade de São Paulo
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: DUARTE, Rodrigo Gonçalves. A implementação do programa aprendizagem na idade certa-Mais PAIC no Cariri cearense. 2023, 304 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/684
Data de publicação: 2023
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Rodrigo (10).pdf9,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador