Trabalho coletivo educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas - na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul

Resumo

A dissertação aborda a dimensão educativa do trabalho coletivo de alunos participantes do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas – durante o ano de 1999, na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sua hipótese básica é de que, com o desenvolvimento de práticas cooperativas, os alunos constroem a consciência cooperativa. O texto inicia com a construção do referencial teórico, tendo o trabalho como categoria explicativa para a educação e o cooperativismo e na práxis o processo gerador da tomada de consciência e construção da sociabilidade. Por isso, a história do trabalho coletivo na região em estudo e as suas repercussões são apresentadas como elementos necessários ao entendimento do cooperativismo e o surgimento do PCE em 1993. O registro histórico da trajetória do PCE como experiência educativa demonstra os caminhos percorridos por esta iniciativa, que envolveu mais de 12 mil alunos até 1999, em 11 municípios da região. A delimitação deste estudo permite a problematização de apenas um elemento do PCE, considerado o mais importante no último período: as práticas cooperativas de alunos em escolas. A partir de uma pesquisa de campo com alunos e professores participantes das práticas cooperativas, em 1999, foi possível demonstrar que o trabalho cooperativo é uma experiência educativa e que os valores construídos na forma de organização dos alunos influenciam na mudança de comportamento onde vivem e, portanto, na consciência dos que participam dessas práticas.

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