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Tipo do documento: mastherThesis
Título: Trabalho coletivo educação: um estudo das práticas cooperativas do PCE - Programa de Cooperativismo nas Escolas - na Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul
Autor: Andrioli, Antônio Inácio 
Orientador: Frantz, Walter
Primeiro coorientador: Fricke, Ruth Marilda
Primeiro membro da banca: Boufleuer, José Pedro
Segundo membro da banca: Frantz, Walter
Terceiro membro da banca: Fricke, Ruth Marilda
Quarto membro da banca: Tesche, Leomar
Quinto membro da banca: Schneider, José Odelso
Resumo: A dissertação aborda a dimensão educativa do trabalho coletivo de alunos participantes do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas – durante o ano de 1999, na região Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Sua hipótese básica é de que, com o desenvolvimento de práticas cooperativas, os alunos constroem a consciência cooperativa. O texto inicia com a construção do referencial teórico, tendo o trabalho como categoria explicativa para a educação e o cooperativismo e na práxis o processo gerador da tomada de consciência e construção da sociabilidade. Por isso, a história do trabalho coletivo na região em estudo e as suas repercussões são apresentadas como elementos necessários ao entendimento do cooperativismo e o surgimento do PCE em 1993. O registro histórico da trajetória do PCE como experiência educativa demonstra os caminhos percorridos por esta iniciativa, que envolveu mais de 12 mil alunos até 1999, em 11 municípios da região. A delimitação deste estudo permite a problematização de apenas um elemento do PCE, considerado o mais importante no último período: as práticas cooperativas de alunos em escolas. A partir de uma pesquisa de campo com alunos e professores participantes das práticas cooperativas, em 1999, foi possível demonstrar que o trabalho cooperativo é uma experiência educativa e que os valores construídos na forma de organização dos alunos influenciam na mudança de comportamento onde vivem e, portanto, na consciência dos que participam dessas práticas.
Abstract: The dissertation approaches the educational dimension of the collective work of students partaker of PCE - Co-operative Program in Schools–during the year of 1999, in the Northwest Bordering region of the State of Rio Grande do Sul. Its basic hypothesis is that with the development of cooperative practices, the students build the cooperative conscience. The text begins with the construction of the theoretical reference, having the work as explanatory category for education and the co-operative system, and in praxis the generating process of awareness and construction of sociability. Therefore, the history of the collective work in the region in study and its repercussions are presented as necessary elements to the understanding of the co-operative system and the appearance of PCE in 1993. The historical registration of the trajectory of PCE as educational experience demonstrates the ways cruised by this initiative that involved more than 12 thousand students up to 1999, in 11 municipal districts of the area. The delimitation of this study allows the problematization of just an element of PCE, considered the most important in the last period: students cooperative practices in schools. Starting from a field research with students and participant teachers of the cooperative practices in 1999, it was possible to demonstrate that the cooperative work is an educational experience and that the values built in the form of students' organization influence in the change of their behavior and, therefore, in the conscience of the ones that participate in these practices.
Palavras-chave: Educação
Trabalho coletivo
Cooperativismo
Escolas
Alunos
Professores
Práticas pedagógicas - escolas
Rio Grande do Sul
Região noroeste
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Departamento: Pedagogia
Programa: Educação nas Ciências
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/716
Data de publicação: 2001
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