Risco socioambiental na paisagem escolar: proposta teórico-metodológica para a mediação didática no ensino de Geografia a partir do mapeamento escolar
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Ano de publicação
2025
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Instituição
Universidade Federal de São João del-Rei
Resumo
Esta pesquisa possui como objetivo principal desenvolver e vivenciar um percurso para a
mediação didática em Geografia, considerando produtos cartográficos previamente gerados por
meio do mapeamento da paisagem escolar e a análise dos fenômenos de inundação e
alagamento na realidade urbana. Para atender a esse objetivo, optou-se por uma pesquisa de
natureza qualitativa, que compreende duas etapas distintas, mas interligadas. O primeiro
procedimento da pesquisa (Fase 1) refere-se ao estudo empírico e analítico da área do entorno
escolar, por meio da retomada do mapeamento apresentado por Giarola (2022) e do
aprofundamento do estudo sobre esse recorte espacial. Este mapeamento foi realizado na
paisagem da Escola Estadual Governador Milton Campos, localizada no bairro Matosinhos, em
São João del-Rei–MG, e tem fundamento na análise sistêmica do espaço, a partir da noção da
Geoecologia da Paisagem recontextualizada para o ensino de Geografia. Nessa primeira fase,
foi possível uma percepção holística do risco socioambiental relacionado aos fenômenos de
inundação e alagamento no bairro Matosinhos, que vem sendo potencializado nos últimos anos
em virtude da inter-relação entre componentes físico-naturais e sociais desse espaço. Com base
nessa constatação, em um segundo momento (Fase 2), a pesquisa assume os pressupostos
metodológicos da investigação participante no processo de desenvolvimento e vivência de uma
proposta teórico-metodológica de percurso para a mediação didática junto aos estudantes do
sexto ano do Ensino Fundamental da referida escola. O percurso foi estruturado com base em
Cavalcanti (2014, 2019), que considera três ações de ensino: problematizar, sistematizar e
sintetizar, e na ideia do estudo geográfico à luz de um olhar para e pela paisagem, com ênfase
no risco socioambiental (inundação e alagamento). Na proposta, os estudantes puderam
compreender as áreas de risco do entorno escolar como resultado da interação de diversos
fatores que causam desequilíbrios entre os sistemas físico-natural e social, gerando processos
perigosos e o problema de inundação do Rio das Mortes em área de uso urbano e alagamento
nas ruas e trechos do bairro. O percurso possibilitou que os estudantes, a partir de
problematizações e sistematizações sobre uso e ocupação do espaço urbano em interação com
a dinâmica fluvial e pluvial, desenvolvessem um olhar mais amplo e crítico sobre o contexto
vivido por eles, por meio de um pensamento geográfico que articulou conceitos (paisagem,
risco socioambiental, inundação, alagamento, escoamento superficial, águas pluviais e
fluviais), raciocínios (localização, distribuição, conexão, analogia, entre outros) e linguagens
(cartográfica, imagética). Diante desses resultados, a pesquisa discute e demonstra o potencial
da paisagem vivida pelos estudantes, da mediação e percurso didático e do estudo do risco
socioambiental no ensino de Geografia e defende que essas abordagens combinadas
possibilitam a transformação do olhar dos estudantes sobre o seu contexto e o desenvolvimento
do pensamento geográfico sobre fenômenos e situações diversas, em diferentes escalas,
especialmente sobre os fenômenos de inundação e alagamento
Descrição
Citação
GIAROLA, Lucas Luan. Risco socioambiental na paisagem escolar: proposta teórico-metodológica para a mediação didática no ensino de Geografia a partir do mapeamento escolar. 2025. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Departamento de Geociências, Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2025