Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Alfabetização Cientifica (AC): uma análise do currículo do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre Campus Xapuri
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Ano de publicação
2025
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Instituição
Instituto Federal do Acre - IFAC
Resumo
Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico diante do contexto atual de mudanças sociais e ambientais, o currículo para formação Inicial de Professores de ciências, apresenta inúmeros desafios, especialmente a necessidade de formar profissionais mais preparados para o exercício pleno da cidadania, para a participação em processos de tomadas de decisões e compreensão das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), o que requer um novo posicionamento dos sujeitos. A Alfabetização Cientifica (AC) visa desenvolver a capacidade de interpretar, avaliar e tomar decisões com base em conhecimentos científicos, capacitando os alunos a agir de forma consciente frente a desafios contemporâneos, como sustentabilidade, ética e inovação tecnológica. A inclusão desses enfoques no currículo de ciências, especialmente na Química, promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação democrática e para a resolução de problemas complexos, incentivando o exercício do ceticismo e a reflexão crítica. A educação CTS propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona o conhecimento científico com os contextos sociais, políticos e ambientais, permitindo que os estudantes compreendam o impacto da ciência na sociedade e na vida cotidiana. Desse modo, a presente pesquisa tem o objetivo de investigar como a educação CTS e Alfabetização Cientifica AC tem sido contemplado e incorporado no Currículo do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Acre, Campus- Xapuri, destacando sua importância para a formação de cidadãos críticos e participativos. O trabalho destaca a necessidade de um currículo que vá além da memorização de conteúdos, fomentando o de bate sobre temas controversos e a formação de um pensamento científico aliado a valores sociais e éticos. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como documental, onde buscou-se, com a base teórica, compreender como está inserida a educação CTS e AC no Currículo do curso, a pesquisa documental aqui realizada tem como corpus de pesquisa o PPC do curso de Licenciatura em Química do IFAC, Campus Xapuri. Por fim, destaca-se a necessidade de reformular o currículo de
Química com a inclusão dos fatores CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e AC (Alfabetização Científica) está enraizada nas transformações sociais e científicas contemporâneas.