Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros - Edição 2022

Resumo

O Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros é um mapeamento anual de festivais e mostras audiovisuais brasileiros que abram inscrições para recebimento de obras. O objetivo é traçar um perfil desses eventos e suas características, criando um histórico de acompanhamento da realização dos festivais brasileiros ao longo dos anos e servindo como base para outras pesquisas e construção de políticas públicas. O ano de 2022 ditou o início de um recomeço para o setor audiovisual, marcado essencialmente pelo fim do turno da gestão do Governo Federal, e pelas sanções das leis Lei Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, não sem idas e vindas. A Lei Aldir Blanc 2 (Lei n. 14.399 de 08 de julho de 2022) institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, prevendo repasses anuais de 3 bilhões para estados e municípios para ações no setor cultural. Dentre as finalidades de execução da Lei, está em seu Art. 5 Item II a "realização de projetos, tais como exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos, no País e no exterior, inclusive a cobertura de despesas com transporte e seguro de objetos de valor cultural" (LEI 14.399, 2022). Já a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 08 de julho de 2022), direciona quase 4 bilhões de reais do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades culturais, em virtude do impacto da pandemia do novo Coronavírus (PROMULGADA LEI PAULO GUSTAVO, 2022). Do montante total, 2,8 bilhões deverão ser destinados exclusivamente a ações para o setor audiovisual, que prevê em seu Art.6 Item III a "capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclubes e à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais, preferencialmente por meio digital" (LEI COMPLEMENTAR 195, 2022). A lei oferece preferência pelos eventos de exibição online, o que pode fixar uma fatia de exibição do formato no circuito brasileiro, em que festivais de exibição presencial e online possuem demandas próprias e coexistem em quantidades representativas. Curiosamente, é o cenário apresentado no anuário-2022. Alguns dados: - 384 festivais e mostras realizados; - 100 eventos estreantes; - Maior parte do circuito está entre a 2ª e 9ª edição (48% do total); - 64 temáticas diferentes catalogadas; -9 Temáticas catalogadas com mais de 10 festivais/mostras em 2019: Universitário; Regional; Cinema Fantástico; com foco em obras que abordem o contexto LGBTQIAP+; Estudantil; Ambiental; festivais com foco em obras dirigidas por realizadores negros; festivais com foco em obras dirigidas por realizadoras mulheres; infantojuvenil; - Festvais universitários voltam a ser a temática mais ofertada, mas longe da quantidade do período pré-pandemia; - Mapa de realização: pico em maio, no primeiro semestre; no segundo, novembro; - 64% dos eventos voltados exclusivamente para inscrição de obras brasileiras; - Exibição presencial consolida seu retorno, de forma exclusiva; com aderência de quase 80% do total; - Exibição online sofre uma queda, mas ainda com utilizações; - Exibição híbrida se constrói como alternativa para realização; - Exibições presenciais por Região: Sudeste (31%), Nordeste (19%), Sul (14%), Centro-Oeste (8%) e Norte (3%);; Interestaduais (2%) e online (23%), tirando uma centralidade da Região Sudeste; - Dia - Dia Internacional da Animação acontece em 2022, levando exibições presenciais para mais de 100 cidades do país; -247 municípios que sediaram alguma realização de festival/mostra, compondo 4% do território nacional;

Descrição

Citação

CORRÊA, Paulo Vitor Luz. Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros - Edição 2022. [Praia Grande, SP]: [Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros], 2023, 102p. ISBN 978-65-986366-6-1. Disponível em:https://www.panoramadosfestivais.com/textos/2022. Acesso em: 07 mar. 2025

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