Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Steam: arte e design no ensino médio |
Autor: | MORAES, Paula Ariane da Silva |
Orientador: | Barbosa, Ana Mae Tavares Bastos |
Resumo: | Este trabalho apresenta o processo de implantação do STEAM – Science, Technology, Engeneering, Arts+Design, Mathematics, movimento que propõe a integração de diferentes áreas, no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Bandeirantes. São descritas as características desse movimento, comparando-as com outras propostas que também valorizam a integração entre áreas do conhecimento. Na implantação, a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa foi norteadora das decisões tomadas para as áreas das Artes e do Design. São discutidas as interfaces da Arte, do Design, da Ciência e da Educação, que se aproximam do STEAM. Mostra-se neste trabalho que o Design oferece contribuições significativas para a Educação. Descrevem-se, finalmente, as etapas de planejamento, os processos e produtos obtidos, os cuidados e ajustes físicos realizados para garantir o sucesso da implantação. |
Abstract: | This work presents the process of installation of STEAM, in the first year of Ensino Médio of Colegio Bandeirantes, in Sao Paulo. The initials STEAM – Science, Technology, Engeenering, Arts+Design and Mathematics, represent a movement launched in The United States proposing the integration of different areas, aiming at the improvement in education to cope with needs of a world in constant transformation. The characteristics of the movement are described, and how they compare to other approaches that also value integration. In this installation Mae’s Abordagem Triangular has been the compass for decision making in the areas of Arts and Design. The interfaces of Art, Design, Science and Education are discussed insofar they apply to STEAM. Finally, the phases of planning, the processes and products yielded, the cares and physical adjustments to achieve success in the installation are described. |
Palavras-chave: | Design Arte-educação Estudo e ensino |
Área(s) do conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Anhembi Morumbi |
Departamento: | Universidade Anhembi Morumbi: Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Design |
Citação: | MORAES, Paula Ariane da Silva. Steam: arte e design no ensino médio. 2017. 196 f. : il. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2017. |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/172 |
Data de publicação: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula Ariane da Silva Moraes.pdf | Na íntegra | 33,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador