Comparação da força muscular, funcionalidade e mobilidade dos tornozelos entre sexos praticantes de exercícios de força com pesos livres e suas associações a lesões
Carregando...
Ano de publicação
2021
Autor (es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Centro Universitário Augusto Motta
Resumo
Mulheres exibem maior amplitude de movimento (ADM) do tornozelo em relação aos homens. Contudo, poucos estudos examinaram a diferença entre sexos em relação ADM, força muscular e desempenho funcional dos tornozelos.
Objetivo: O objetivo desta investigação foi comparar a ADM, força muscular e o desempenho funcional dos tornozelos entre homens e mulheres praticantes de exercícios resistidos. Métodos: Foram recrutados homens (n = 20) e mulheres (n = 20) saudáveis. Todos os participantes foram submetidos a três testes para avaliar a ADM, força muscular e desempenho funcional dos tornozelos, respectivamente. As medidas de ADM foram realizadas em ambos os tornozelos com um goniômetro digital. A força muscular isométrica do tornozelo foi medida usando uma célula de carga. O desempenho funcional do tornozelo foi avaliado com o Single Leg Hop Test em ambos os membros.
Resultados: A ADM de flexão plantar foi significativamente maior nas mulheres do que nos homens (p <0,01). Nenhuma diferença significativa (p> 0,05) foi encontrada entre os grupos para ADM de dorsiflexão do tornozelo. A força muscular durante a dorsiflexão foi significativamente menor nas mulheres (p <0,01). O desempenho funcional foi melhor no sexo masculino (p <0,001). A força muscular durante a flexão plantar foi significativamente correlacionada com a ADM de flexão plantar em homens (r = 0,52; p <0,02) e mulheres (r = 0,46; p <0,03).
Conclusão: O presente estudo mostrou melhor desempenho funcional e força muscular durante a dorsiflexão e flexão plantar nos homens. Contudo, ADM de flexão plantar foi maior nas mulheres.