Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/221
Tipo do documento: Capítulo de livro
Título: Dislexia: Reflexões acerca dos transtornos específicos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Dyslexia: Reflections on specific learning disorders
Autor: SANTIAGO, Rosana Leal
Resumo: Para uma educação realmente inclusiva, sem dúvida, precisamos repensar as metodologias de ensino-aprendizagem que estamos tão familiarizados no cotidiano escolar. Porém, se almejamos mudanças nesse âmbito devemos proporcionar aos profissionais da área da educação oportunidades para que haja discussões acerca de novas formas de ensino, assim como em estratégias que incluam todos(as) os(as) estudantes, com ou sem deficiência ou transtorno de aprendizagem. Partindo desse pressuposto, a oficina sobre dislexia foi planejada com o objetivo de propor formas diferenciadas para que os (as) professores(as) ministrem seus conteúdos sem excluir os(as) estudantes com dificuldades de aprendizagem; alunos(as) diagnosticados com Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEAp) necessitam de um olhar mais cuidadoso por parte dos profissionais da educação.
Abstract: For a truly inclusive education, we undoubtedly need to rethink the teaching-learning methodologies that we are so familiar with in everyday school life. However, if we aim for changes in this area, we must provide education professionals with opportunities to have discussions about new forms of teaching, as well as strategies that include all students, with or without disabilities or learning disabilities. learning. Based on this assumption, the dyslexia workshop was planned with the objective of proposing different ways for teachers to teach their content without excluding students with learning difficulties; students diagnosed with Specific Learning Disorders (ASD) need a more careful look on the part of education professionals.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Deficiência
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estatual do Oeste do Paraná
Citação: SANTIAGO, Rosana Leal. Dislexia: reflexões acerca dos transtornos específicos de aprendizagem. In: CUNHA, Junior (Org.); NYAMIEN, Francy Rodrigues da Guia (Coord.). Oficinas pedagógicas para uma educação inclusiva. 1. ed. e-book. Toledo, Pr: Instituto Quero Saber, 2020.
Tipo de acesso: openAccess
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/221
Data de publicação: 2020
Aparece nas coleções:Sul

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficinas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva - Capítulo 9.pdfDocumento principal1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador