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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM UMA IES CATARINENSE
Título(s) alternativo(s): FINANCIAL EDUCATION AND FINANCIAL LITERACY OF COLLEGE STUDENTS ON A SANTA CATARINA FEDERAL INSTITUTE
Autor: Schwantz, Adenes 
Orientador: Winck, Cesar
Primeiro membro da banca: Rosa, Nadir
Segundo membro da banca: Hahn, Ivante
Terceiro membro da banca: Winck, Cesar
Resumo: Educação financeira e alfabetização financeira são termos que se confundem facilmente. Enquanto o primeiro se define como um processo em que consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão sobre conceitos, riscos e produtos financeiros, o segundo se traduz como uma associação de consciência, habilidade, conhecimento e comportamento necessário para tomar decisões relacionadas a finanças, bem como alcançar o próprio bem-estar financeiro. Informação e conhecimento financeiro surgem como ferramentas importantes na obtenção do bem-estar individual e social. Desta forma, combinando-se os resultados dessa investigação com a análise da influência de fatores individuais, alinha-se a proposta do PPGDS, se elucidando as diferentes relações entre esses conceitos e fatores. Esta pesquisa buscou investigar e analisar o nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes de graduação do Instituto Federal Catarinense. Além disso, o estudo objetivou identificar e elencar fatores e comportamentos influentes em sua educação e alfabetização financeira. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e de natureza quantitativa, com temporalidade transversal. A coleta dos dados foi realizada via questionário estruturado, sendo que todos os estudantes de graduação da instituição foram convidados a respondê-lo, totalizando ao final uma população amostral de 399 estudantes. Entre os respondentes, 57,64% dos alunos foram considerados alfabetizados e educados financeiramente, de acordo com a escala proposta. Tal percentual se encontra em linha com a média de países com economias maduras e elevados índices socioeconômicos, tais como os do continente europeu. Essa média é, ainda, amplamente superior à da maioria dos países da América Latina. De cada quatro estudantes, três possuem pelo menos um ativo financeiro. Uma parcela dos estudantes possui elevado conhecimento financeiro e utiliza formas sofisticadas de investimento. Comportamentos e atitudes dos estudantes de cunho positivo, tais como planejamento de seu futuro e demanda por conhecimento se destacaram, bem como um considerável índice de participação no mercado acionário. Ainda, evidenciou-se que fatores como região de origem, renda, empregabilidade e tipo de residência não influenciaram de maneira significativa no nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes. No entanto, gênero, formação, escolaridade dos pais e idade se mostraram influentes neste nível analisado.
Abstract: Financial education and financial literacy are terms easily confused. While the former is defined as a process in which consumers and investors sharpen their understanding of financial concepts, risks, and products, the latter translates as an association of awareness, skill, knowledge, and behavior needed to make financial decisions as well as achieve one's own financial well-being. Financial information and knowledge emerge as important tools in achieving individual and social well-being. Thus, the combination of the results of this investigation with the analysis of the influence of individual factors, aligns with the PPGDS proposal, elucidating the different relationships between these concepts and factors. This research aimed to investigate and analyze the level of education and financial literacy of undergraduate students of the Instituto Federal Catarinense. In addition, the study aimed to identify and list factors and behaviors influencing their education and financial literacy. The research is characterized as descriptive and quantitative in nature, with transverse temporality. Data collection was performed through a structured questionnaire, and all undergraduate students of the institution were invited to answer it, totaling a sample population, at the end, of 399 students. Among respondents, 57.64% of the students were considered literate and financially educated, according to the proposed scale. This percentage is in line with the average of countries with mature economies and high socioeconomic indexes, such as those of the European continent. This average is still vastly higher than in most Latin American countries. Out of four students, three have at least one financial asset. A portion of the students have high financial knowledge and use sophisticated forms of investment. Positive student behaviors and attitudes, such as planning for their future and demand for knowledge, stood out, as well as a considerable rate of stock market participation. Furthermore, it was evidenced that factors such as region of origin, income, employability and type of residence did not significantly influence the level of education and financial literacy of students. However, gender, previous education, parental education and age were influential on this level.
Palavras-chave: Finanças Pessoais. Comportamento Financeiro. Ensino Superior.
Área(s) do conhecimento: Economia
Administração
Ciências Sociais
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe
Departamento: Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe
Programa: Programa de Pós Graduação de Desenvlvimento e Sociedade
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/284
Data de publicação: 2019
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