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Tipo do documento: bachelorThesis
Título: Desenvolvimento de Sistema para Melhorar a Memorização a Longo Prazo, Utilizando a Técnica de Repetição Espaçada
Autor: MOTA, Celso Danilo; CARDOSO, Francisco de Faria; SILVA, Juliano Costa; COSTA, Marcelo Pereira; SANTOS, Robson 
Orientador: SIQUEIRA, Eunice Gomes
Primeiro membro da banca: THEODORO FILHO, Jaci Alvarenga
Segundo membro da banca: GOMES, Evandro Luís Brandão
Terceiro membro da banca: VILLELA, Rosemy Aparecida Mendonça
Resumo: Este projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software.
Abstract: Este projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile para a plataforma Android, nomeado Aprendiz. O aplicativo Aprendiz utiliza a técnica de repetição espaçada que é uma das derivações da aprendizagem espaçada, baseada na curva hipotética de esquecimento. Essa técnica consiste em realizar revisões sistemáticas das informações recém-adquiridas a fim de fixá-las na memória de longo prazo. Segundo Ebbinghaus, psicólogo que estudou os processos adjacentes da memória, se não fizermos revisões dos conteúdos aprendidos, no tempo correto e no período correto, nosso cérebro deixará os conteúdos aprendidas de lado, para poder armazenar outras informações que nos são apresentadas durante o dia a dia. O modelo ideal de estudos seria fazendo revisões no momento em que o nosso cérebro está se preparando para esquecer, dessa forma a informação passa a ser vista como importante e pode ter melhor retenção a longo prazo. Estudar sem se preocupar em revisar o conteúdo pode ser inútil, e uma das melhores maneiras de realmente assimilar e armazenar informação em nossa memória é com revisões planejadas e com o intervalo correto. O aplicativo Aprendiz é um sistema de Flashcards interativo e que além da técnica de repetição espaçada, baseia-se no sistema Leitner. Durante a fase de planejamento e desenvolvimento do projeto foram explorados os conhecimentos adquiridos no curso de Sistemas de Informação da FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, destacando as disciplinas de Gerência de Projetos e Engenharia de Software.
Palavras-chave: Técnica de repetição espaçada
Aprendizagem espaçada
Curva hipotética de esquecimento
Flashcards
Sistema Leitner
Sistemas de Informação
Área(s) do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
Departamento: FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/306
Data de publicação: 2016
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