Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/353
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia |
Autor: | Brito, Rafael Casaes |
Orientador: | Eugenio, Benedito Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santana, José Valdir de Jesus |
Segundo membro da banca: | Prudêncio, Christiana Andréa Vianna |
Resumo: | Esta pesquisa aborda as relações étnico-raciais no ensino de ciências, a partir de uma pesquisaformação realizada com estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- campus Vitória da Conquista. A pesquisa apresenta dados que buscou responder a seguinte questão: Quais indícios sobre a práticas educativas interculturais estão presentes em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de pedagogia? O objetivo geral do estudo é analisar indícios de práticas educativas interculturais em um processo formativo envolvendo casos de ensino sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências para estudantes de Pedagogia. Constituem objetivos específicos: a) Identificar de que maneira as dissertações e teses defendidas no Brasil nos programas das áreas de Ensino e de Educação no período de 2009 a 2021 abordam a temática das Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências. b) Identificar possibilidades para um ensino de ciências antirracista no âmbito das Relações Étnico-Raciais no processo de formação de professores. O processo formativo foi organizado em forma de sequência didática e foi realizado ao longo de 6 encontros semanais, envolvendo a participação de 37 estudantes. O método aqui empregado é denominado de pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004; 2010) e de Edméa Santos (2019). A produção dos dados se deu pelo emprego dos casos de ensino (MIZUKAMI, 2000) e os diários de aula a partir da concepção de Passeggi (2009; 2011) e Macedo (2000). Os dados foram organizados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos desenvolvidos pelo grupo Modernidade/Colonialidade em articulação com as Epistemologias do Sul de Boaventura de Souza Santos. Os resultados e análises apontam que a temática das relações étnico-raciais no ensino de ciências é um campo em consolidação no Brasil, com poucas pesquisas sendo desenvolvidas na área, destacando-se entre essas a região nordeste do país. Além disso, verificou-se que o caso de ensino é um instrumento importante no processo de formação de professores de ciências, pois promove reflexão e pensamento crítico acerca de temáticas presentes no cotidiano escolar |
Abstract: | This research discusses the ethnic-racial relations in science teaching, based on a research training conducted with Pedagogy students from the State University of Southwest Bahia - Vitória da Conquista campus. The research presents data that seeked to answer the following question: What indications about intercultural educational practices are present in a formative process involving teaching cases about Ethnic-Racial Relationships in Science Teaching for pedagogy students? The general objective of the study is to analyze evidence of intercultural educational practices in a formative process involving teaching cases about Ethnic-Racial Relationships in Science Teaching for Pedagogy students. The specific objectives are a) To identify how the dissertations and thesis defended in Brazil in programs in the areas of Teaching and Education in the period from 2009 to 2021 address the thematic of Ethnic-Racial Relations in Science Teaching. b) To identify possibilities for anti-racist science teaching in the context of Ethnic-Racial Relations in the process of teacher education. The formative process was organized in the form of a didactic sequence and was carried out over 6 weekly meetings, involving the participation of 37 students. The method used here is called research training in cyberculture from the perspective of Marie Christine Josso (2004; 2010) and Edméa Santos (2019). The production of data occurred through the use of teaching cases (MIZUKAMI, 2000) and class lecture from the conception of Passeggi (2009; 2011) and Macedo (2000). The data were organized based on the content analysis of Laurence Bardin (1977). The theoretical contribution used in this research is the studies developed by the Modernity/Colonialism group in articulation with Boaventura de Souza Santos' Epistemologies of the South. The results and analysis indicate that the thematic of ethnic-racial relations in science teaching is a field under consolidation in Brazil, with few types of research being developed in the area, especially in the country's Northeast region. Moreover, it was found that the teaching case is an important instrument in the process of educating science teachers because it promotes reflection and critical thinking about issues present in everyday school life. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Relações Étnico-Raciais Pesquisa-formação. Interculturalidade |
Área(s) do conhecimento: | Interdisciplinar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
Departamento: | ODEERE - Orgão de Educação e Relações Étnicas |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/353 |
Data de publicação: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação-Rafael-Casaes-de-Brito-PPGREC.pdf | Documento principal | 2,27 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador