Investigative analysis of genetic polymorphisms associated with susceptibility to dengue infection in patients from Brazil.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Ano de publicação
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Universidade Federal do Ceará
Resumo
A dengue é uma doença infecciosa que detém altas taxas de morbidade e mortalidade em países tropicais e subtropicais do mundo. A infecção pode ser assintomática, possuir sinais de alerta ou levar à gravidade. A diversidade destas manifestações pode ser afetada, principalmente, pela relação sorotipo/genótipo do vírus. Diferentes interleucinas estão diretamente associadas com a infecção de dengue, e estas estão estreitamente relacionadas com a imunopatogênese da doença. Polimorfismos genéticos de citocinas podem ser responsáveis pelo desequilíbrio do processo inflamatório, sendo potenciais marcadores da susceptibilidade à dengue bem como responsáveis pelos sintomas a ela associados. Neste estudo, polimorfismos de nucleotídeo único (SNP) das interleucinas (IL) 1β -511C>T, IL1RN VNTR 86 bp, IL6 -174G>C, IL10 -819C>T e TNFα -308G>A foram analisados em um grupo de 198 indivíduos com suspeita de infecção por dengue, durante agosto de 2011 a agosto de 2013. A dengue foi confirmada em 118 pacientes e o grupo controle consistiu em 80 indivíduos sem dengue. Os dados clínicos e epidemiológicos foram coletados de prontuário ou entrevista pessoal. As frequências genotípicas de todos os SNPs analisados estavam em equilíbrio de Hardy-Weinberg (HWE), exceto o gene TNFα. A principal associação encontrada foi o alelo T do IL1β (-511C>T) para susceptibilidade a dengue (P<0,05). Análises de associação mostraram que a presença do alelo polimórfico de IL6(-174G>C) mostrou um aumento da susceptibilidade para dengue quando combinado com pelo menos um alelo polimórfico de TNFα e com o alelo polimórfico doIL1β(-511C>T). Além disso, o genótipo heterozigoto de IL10(-819 C>T) eIL1β(-511C>T)foram significativamente associados com TNFα (-308G>A) e com IL1RN com genótipos homozigotos polimórficos para ambos, respectivamente. Considerando os sintomas clínicos, apenas tontura foi encontrado associado com o alelo T do IL1β-511C>T (P = 0,01). Nossos dados mostraram a importância do polimorfismo do IL1β(-511C>T)para a susceptibilidade de dengue e ressalta o efeito aditivo de algumas interleucinas. Também demonstrou que este polimorfismo pode ser um marcador para sintomas de dengue, o que pode ser relevante para abordagens terapêuticas.
Descrição
Symptomatic Infection, Non-dengue Infection, Interleukin Polymorphisms, Clinical Features., Infecção sintomática.Infecção Não-dengue. Polimorfismos de Interleucina. Características Clínicas.
Citação
URI
Coleções