Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/384
Tipo do documento: mastherThesis
Título: Distância Entre Curvas Algébricas: Uma Discussão para o Ensino Médio
Autor: Santos, Jailton Bartho 
Orientador: Ledesma, Diego Sebastian
Primeiro membro da banca: Ledesma, Diego Sebastian
Segundo membro da banca: Torezzan, Cristiano
Terceiro membro da banca: Silva, Fabiano Borges da
Resumo: O presente trabalho teve como problema de investigação o ensino da Distância entre Curvas Planas Fechadas, no Ensino Médio, por meio da conexão entre conceitos diferentes e abstratos com objetos que são estudados nesse nível escolar. Dessa forma, foram propostos a introdução de noções básicas sobre Topologia no Ensino Básico. Distância entre Curvas Algébricas Planas Fechadas foi o centro de interesse. A questão que moveu esta pesquisa foi: Como colocar uma Distância entre Curvas? Para uma transposição didática, buscou-se relacionar saberes básicos presentes em alunos do Ensino Médio a uma noção abstrata de Distância entre Curvas no plano. A Ąm de ampliar a investigação central, delimitaram-se outras duas perguntas que podem complementar a primeira: O que é Distância? Como utilizar a noção intuitiva de Distância no plano para colocar uma Distância entre objetos que estão no plano? Metodologicamente, esta pesquisa baseou-se em estudos bibliográĄcos e na elaboração de sequências didáticas, utilizando ferramentas tecnológicas educacionais, com o propósito de otimizar e assegurar a aprendizagem deste assunto, mesmo estando no Ensino Básico. Os Resultados desta pesquisa apontam que há ligação entre Curvas Algébricas Planas, espaço das Curvas, espaço métrico, Distância de Hausdorff e Distâncias entre Curvas, que, se trabalhados de forma articulada pelo professor, pode levar o aluno a associar o conceito de Distância entre Conjuntos em um espaço métrico à Distância entre Curvas planas Fechadas. A partir disso, conclui-se que, embora tenham sido consideradas condições ideais para o processo de ensino e aprendizagem, como a existência de programas de computador ao alcance do professor e dos alunos, é possível o trabalho dessa temática complexa no Ensino Médio, auxiliando o desenvolvimento de diversas noções matemáticas.
Abstract: This research investigates the various methods used to teach ŞDistance between Closed CurvesŤ in High School, by the association between abstract mathematical concepts and the various objects which are taught at this school level. Hence, the introduction of basic topology concepts was proposed for the elementary and middle school grades. Distance between Closed Curves was the main focus was this study. The guiding question for this investigation was: how can we determine the distance between curves? For a didactic transposition, this project sought to promote a relationship between high school studentsŠ elementary mathematical knowledge and abstract notions of distance between curves on a plane. To further expand this analysis, other questions were asked to complement the Ąrst one. They were: what is distance?; and, how can students use the intuitive understanding of distance to place it between objects on a plane? Methodically, this study was based on bibliographic studies, on the elaboration of didactic sequences and on the use of technology to optimize and ensure studentsŠ successful learning of this subject even in elementary and middle school grades. The results show that there is a connection between plane algebraic curves, curve spacing, metric space, Haudorff distance, and distance between curves that may, if presented in an articulated manner, help students to associate the concept of distance between sets in metric space and the distance between closed plane curves. Therefore, although this research assumed the existence of ideal teaching conditions, such as accessibility to computer programs in the classroom, teaching these complex contents in High School is feasible, contributing to the development of diverse mathematical notions. Keywords: Plane Curves, Metric Space, Hausdorff Measures, Didatics, Mathematics (High School) - Study and teaching - Methodology.
Palavras-chave: Curvas Planas, Espaço Métrico, Medidas de Hausdorff, Didática, Matemática(Ensino Médio) - Estudo e ensino - Metodologia.
Plane Curves, Metric Space, Hausdorff Measures, Didatics, Mathematics (High School) - Study and teaching - Methodology.
Área(s) do conhecimento: Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Departamento: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa: Matemática em Rede Nacional
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/384
Data de publicação: 2016
Aparece nas coleções:Sudeste
Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos_JailtonBarthodos.pdfDistância entre Curvas Algébricas: Uma discussão para o ensino médio7,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador