Distância Entre Curvas Algébricas: Uma Discussão para o Ensino Médio
Carregando...
Ano de publicação
2016
Autor (es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Universidade Estadual de Campinas
Resumo
O presente trabalho teve como problema de investigação o ensino da Distância entre Curvas Planas Fechadas, no Ensino Médio, por meio da conexão entre conceitos diferentes
e abstratos com objetos que são estudados nesse nível escolar. Dessa forma, foram propostos a introdução de noções básicas sobre Topologia no Ensino Básico. Distância entre
Curvas Algébricas Planas Fechadas foi o centro de interesse. A questão que moveu esta
pesquisa foi: Como colocar uma Distância entre Curvas? Para uma transposição didática, buscou-se relacionar saberes básicos presentes em alunos do Ensino Médio a uma
noção abstrata de Distância entre Curvas no plano. A Ąm de ampliar a investigação
central, delimitaram-se outras duas perguntas que podem complementar a primeira: O
que é Distância? Como utilizar a noção intuitiva de Distância no plano para colocar uma
Distância entre objetos que estão no plano? Metodologicamente, esta pesquisa baseou-se
em estudos bibliográĄcos e na elaboração de sequências didáticas, utilizando ferramentas
tecnológicas educacionais, com o propósito de otimizar e assegurar a aprendizagem deste
assunto, mesmo estando no Ensino Básico. Os Resultados desta pesquisa apontam que
há ligação entre Curvas Algébricas Planas, espaço das Curvas, espaço métrico, Distância
de Hausdorff e Distâncias entre Curvas, que, se trabalhados de forma articulada pelo
professor, pode levar o aluno a associar o conceito de Distância entre Conjuntos em um
espaço métrico à Distância entre Curvas planas Fechadas. A partir disso, conclui-se que,
embora tenham sido consideradas condições ideais para o processo de ensino e aprendizagem, como a existência de programas de computador ao alcance do professor e dos
alunos, é possível o trabalho dessa temática complexa no Ensino Médio, auxiliando o
desenvolvimento de diversas noções matemáticas.