Entre vidas e negócios: um estudo das competências empreendedoras de médicos empreendedores
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Ano de publicação
2023
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Instituição
Universidade Federal do Ceará
Resumo
Tomando por foco o contexto da saúde, este estudo tem o objetivo de investigar as relações
entre as etapas do processo empreendedor dos médicos e as suas competências
empreendedoras. Foram identificadas as etapas do processo empreendedor com base em Baron
e Shane (2007) e as competências empreendedoras de acordo com o modelo teórico de Cooley
(1990). Este estudo se justifica pela relevância que a área médica tem na sociedade, aliada ao
papel da indústria da saúde e ao desenvolvimento do empreendedorismo de médicos, bem como
pela lacuna teórica e empírica de estudos que aliem o empreendedorismo com a área médica.
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 9 médicos
empreendedores, seguindo uma abordagem qualitativa e descritiva, tendo a análise de conteúdo
para tratamento dos dados e o ATLAS.ti 23 para a codificação. Os resultados indicam que
alguns médicos seguiram as etapas sequencialmente, desde a ideia até a consolidação de um
negócio de sucesso, como no caso dos empreendedores que possuem o negócio a mais tempo.
No entanto, outros não seguiram rigidamente as etapas, especialmente aqueles que herdaram o
negócio por influência familiar. Quanto às competências empreendedoras, foram destacadas
várias competências relevantes nos grupos de realização (exigência de qualidade e eficiência,
persistência e comprometimento), planejamento (busca de informações) e poder (persuasão e
rede de contatos). Foi observada uma coexistência significativa entre as etapas do processo
empreendedor dos médicos e suas competências empreendedoras. Competências como
persistência, independência e autoconfiança e persuasão e rede de contatos foram consideradas
fundamentais para o sucesso empreendedor dos médicos, principalmente nas etapas iniciais e
finais do processo. Além disso, as competências digitais emergiram como uma categoria
empírica importante, com as redes sociais sendo identificadas como ferramentas poderosas
para divulgação, empreendedorismo e captação de clientes. As contribuições centrais deste
estudo consistem no aprofundamento das etapas do processo empreendedor e as competências
empreendedoras dos médicos, somada a relevância que elas têm em seu contexto
empreendedor, além do avanço no preenchimento da lacuna teórica e empírica sobre os estudos
desta área e o surgimento de uma categoria que emergiu dos resultados da pesquisa.
Descrição
Citação
Silva, Henrique Pereira da. Entre vidas e negócios: um estudo das competências empreendedoras de médicos empreendedores /Henrique Pereira da Silva. – 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2023.