Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte

Carregando...
Imagem de Miniatura
Ano de publicação
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Instituição
Universidade do Estado de Minas Gerais
Resumo
Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.
Descrição
Artista-professor, Experiência em arte, Processos criativos, Ensino de arte, Artist-teacher, Experience in art, Creative processes, Art teaching
Citação
URI