Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
Tipo do documento: | conferenceObject |
Título: | Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte |
Autor: | Oliveira, Gabriela Clemente |
Resumo: | Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte. |
Abstract: | I assume that the artist-teacher is a subject who has knowledge from experience in art. Far beyond being a subject who has academic training in a bachelor's degree or degree in art, the artist-teacher is one who knows the process of creation, complex in nature, and who has the opportunity to access different knowledge constructed through the fair relationship between reason and intuition. The artist-teacher, endowed with this sensitive knowledge, can provide a particular environment in the teaching-learning relationship in which the principles of experience can also be experienced by their students. I used the theories of Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa, among others, with the intention of creating a relationship between creative processes, experience and teaching-learning in art. I believe that its presence in education can consolidate true research practices in art. |
Palavras-chave: | Artista-professor Experiência em arte Processos criativos Ensino de arte Artist-teacher Experience in art Creative processes Art teaching |
Área(s) do conhecimento: | Artes; Ensino de Arte |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado de Minas Gerais |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562 |
Data de publicação: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3 ARTISTA PROFESSOR CONFAEB 2018.pdf | 289,84 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador