Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
Tipo do documento: conferenceObject
Título: Artista-professor: processos criativos e ensino-aprendizagem em arte
Autor: Oliveira, Gabriela Clemente
Resumo: Parto do princípio de que o artista-professor é um sujeito que possuí saberes vindo da experiência em arte. Muito além de ser um sujeito que possuí formação acadêmica em bacharelado ou licenciatura em arte, o artista-professor é aquele que conhece o processo de criação, complexo em sua natureza, e que tem a oportunidade de acessar diferentes conhecimentos construídos através da justa relação entre a razão e a intuição. O artista-professor, dotado desses conhecimentos sensíveis, pode proporcionar um ambiente particular na relação de ensino-aprendizagem em que os princípios da experiência possam vir a ser vivenciados também, por seus alunos. Recorri às teorias de Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa entre outros, na intenção de tecer uma relação entre processos criativos, experiência e ensino-aprendizagem em arte. Acredito que a sua presença na educação, possa vir a consolidar verdadeiras práticas de pesquisa em arte.
Abstract: I assume that the artist-teacher is a subject who has knowledge from experience in art. Far beyond being a subject who has academic training in a bachelor's degree or degree in art, the artist-teacher is one who knows the process of creation, complex in nature, and who has the opportunity to access different knowledge constructed through the fair relationship between reason and intuition. The artist-teacher, endowed with this sensitive knowledge, can provide a particular environment in the teaching-learning relationship in which the principles of experience can also be experienced by their students. I used the theories of Dewey, Cecília Almeida Salles, Fayga Ostrower, Jorge Larrosa, among others, with the intention of creating a relationship between creative processes, experience and teaching-learning in art. I believe that its presence in education can consolidate true research practices in art.
Palavras-chave: Artista-professor
Experiência em arte
Processos criativos
Ensino de arte
Artist-teacher
Experience in art
Creative processes
Art teaching
Área(s) do conhecimento: Artes; Ensino de Arte
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/562
Data de publicação: 2018
Aparece nas coleções:Sudeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3 ARTISTA PROFESSOR CONFAEB 2018.pdf289,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador