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Tipo do documento: doctoralThesis
Título: Cogitamus na sala de aula: desvios, traduções e híbridos na mediação tecnológica da Física Moderna no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Cogitamus in the classroom: detours, translations and hybrids in the technological mediation of modern physics in elementary school
Autor: Zanatta, Ronnie Petter Pereira 
Orientador: Saavedra Filho, Nestor Cortez
Resumo: Com as mudanças promovidas no âmbito educacional pelo desenvolvimento científico e tecnológico fomentado pelas estruturas sociopolíticas contemporâneas, novas e complexas relações são estabelecidas entre os sujeitos e os objetos no processo ensino-aprendizagem. Na Educação Científica, diferentes artefatos digitais são apropriados pelos professores como recursos na mediação pedagógica de conceitos construídos pela comunidade científica. Buscando aprofundar e melhor caracterizar a articulação entre os diferentes atores em sala de aula, discutimos nesta pesquisa como a mediação digital no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea de estudantes do 9º ano do ensino fundamental estabelece a produção de mecanismos híbridos de cognição entre humanos e não humanos, à luz da simetria generalizada de Bruno Latour. Para tanto, escolhemos como conteúdo de conhecimento o fenômeno da fusão nuclear, previsto como objeto de conhecimento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Ciências da Natureza. Diante disso, adotamos a articulação de três referenciais teóricos, a Teoria da Mediação Cognitiva em Rede (TMC), responsável por discutir os mecanismos de mediação como processamento externamente ao cérebro humano e suas implicações na estrutura cognitiva dos estudantes, a Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird que classifica e categoriza os tipos de representações mentais e a concepção da não modernidade latouriana que fornece uma visão sistêmica, reticular e não dicotomizada da construção da realidade. Os resultados iniciais foram obtidos após as análises realizadas dos questionários e das linguagens verbal e gestual dos estudantes. Posteriormente, realizamos a interpretação dos resultados de acordo com os conceitos de hibridação, desvios e traduções da antropologia simétrica latouriana. Constatamos que a mediação digital nesse contexto influencia nos mecanismos cognitivos utilizados pelos estudantes e na sofisticação das representações mentais construídas por eles. Por fim, reconhecemos que, tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto a construção de representações mentais a partir da mediação digital, constituem-se em híbridos latourianos, pois os atores envolvidos passam a compartilhar competências humanas e não humanas.
Abstract: With the changes promoted in the educational field by scientific and technological development fostered by contemporary sociopolitical structures, new and complex relationships are established between subjects and objects in the teaching and learning process. In Science Education, different digital artifacts are appropriated by teachers as a resource in the pedagogical mediation of concepts constructed by the scientific community. In order to deepen and better characterize the articulation between different actors in the classroom, we discuss in this research how digital mediation in the teaching and learning process of Modern and Contemporary Physics concepts for 9th-grade students establishes the production of hybrid mechanisms of cognition between humans and non-humans, in light of Bruno Latour's generalized symmetry. To do so, we have chosen the phenomenon of nuclear fusion as the content of knowledge, which is foreseen as a knowledge object in the National Common Curricular Base (BNCC) for Natural Sciences. In view of this, we adopt the articulation of three theoretical frameworks: the Theory of Networked Cognitive Mediation (TMC), responsible for discussing mediation mechanisms as processing external to the human brain and its implications in the cognitive structure of students; the Theory of Mental Models by Johnson-Laird, which classifies and categorizes types of mental representations; and the conception of non-modernity by Latour, which provides a systemic, reticular, and non-dichotomized view of reality construction. Initial results were obtained after analyzing the questionnaires and the verbal and gestural languages of the students. Subsequently, we interpret the results according to the concepts of hybridization, detours, and translations from Latour's symmetrical anthropology. We found that digital mediation in this context influences the cognitive mechanisms used by students and the sophistication of the mental representations they construct. Finally, we acknowledge that both the teaching and learning process and the construction of mental representations through digital mediation constitute Latourian hybrids, as the actors involved begin to share human and non-human competencies.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Mediação cognitiva
Representações mentais
Antropologia simétrica de Bruno Latour
Hibridação humano
Não-humano
Science teaching
Cognitive mediation
Mental representations
Digital mediation
Bruno Latour's symmetrical anthropology
Hybridization human and nonhuman
Área(s) do conhecimento: Humanidades
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade
Citação: ZANATTA, Ronnie Petter Pereira. Cogitamus na sala de aula: desvios, traduções e híbridos na mediação tecnológica da física moderna no ensino fundamental. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/612
Data de publicação: 2023
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