A articulação CTS-Freire como estratégia pedagógica no ensino de ciências: caminhos possíveis na formação inicial de professores de química
Resumo
Diante de um cenário educacional que vem sofrendo modificações e prescrições nos últimos anos, no que se refere à implementação de uma Base Nacional Comum, tanto para os rumos curriculares da educação básica, quanto para a formação de professores, evidencia-se a exigência sobre os docentes para que atendam conteúdos programáticos pré-estabelecidos em currículos lineares e descontextualizados. Reconhece-se a abordagem de temas, mesmo não sendo um caminho instantâneo, como uma possibilidade para romper com essa lógica e alcançar processos formativos mais crítico-reflexivos, argumentativos e democráticos. Para isso, a pesquisa assumiu um caráter teórico-prático e apostou na articulação entre a Educação CTS e Paulo Freire no contexto da formação inicial de professores, ponto de partida na constituição docente e incorporação de metodologias, estratégias e práticas pedagógicas. Caráter teórico porque inicia discussões que necessitam maior aprofundamento, propondo uma terminologia alternativa (CTS-Freire) a que vem sendo adotada atualmente pelos pesquisadores, de forma generalizada (Freire-CTS). Caráter prático porque teve por objetivo refletir sobre a perspectiva CTS-Freire em uma imersão de ensino na formação inicial em Química, junto a um componente curricular complementar de graduação, adotando a temática Fome mundial e fontes de alimentos. A metodologia de pesquisa se configura como uma aproximação com a pesquisa-ação, a qual ocorreu em fases, contemplando momentos de planejamento junto à professora regente do componente curricular e momentos coletivos junto à turma. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários, um pré-imersão e outro pós-imersão, além de transcrições de três aulas. A análise dos dados se deu via Análise Textual Discursiva, fazendo emergir três categorias: i) O inacabamento dos sujeitos: (re)significando as práticas social e pedagógica; ii) Polissemia da Educação CTS: propósitos e parâmetros atingidos na abordagem denominada CTS-Freire; e iii) A Abordagem de Temas no Ensino de Ciências: caminhos possíveis? Considera-se que os estudos teóricos, ainda incipientes, se configuram como um convite aos pesquisadores da área, para que possam agregar suas experiências e contribuir com o aprofundamento das investigações acerca da terminologia CTS-Freire. Em relação à imersão de ensino, se mostrou com potencial dialógico e reflexivo, atingindo debates sobre demandas locais/regionais e globais, bem como fomentando problematizações e questionamentos em oposição à neutralidade da Ciência e ao modelo linear de progresso. Os acadêmicos manifestaram que a experiência no componente curricular complementar de graduação foi diferente da maioria das experiências que haviam tido contato no curso e que buscarão incorporar as ações em suas práticas pedagógicas. Por fim, perceberam que a imersão permitiu vislumbrarem outras dimensões e valores antes não considerados, além de terem reconhecido a abordagem de temas como um desafio a ser perseguido e implementado na educação básica e no ensino superior.
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MARASCHIN, André de Azambuja. A articulação CTS-Freire como estratégia pedagógica no ensino de ciências: caminhos possíveis na formação inicial de professores de química. 219 f.: il. 2023. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.