O Google Classroom no contexto de um curso de formação para docentes do ensino superior
Resumo
No âmbito educacional, existem atualmente diversas opções de software que podem
desenvolver atividades voltadas para o ensino, especificamente no gerenciamento de
cursos e disciplinas. O uso do Google Classroom, por exemplo, vem agregando e
apoiando esse novo mundo de software educacionais. Assim, a presente pesquisa
tem por objetivo compreender a percepção do professor em relação ao Google
Classroom a partir de um curso de formação para docentes do ensino superior. A
fundamentação teórica que embasou a análise da pesquisa contemplou o uso das
tecnologias no ensino, ensino híbrido, inovação, formação docente e a relação do
Classroom com a pandemia de 2020. O caminho desenvolvido e inspirador para o
percurso metodológico foi apoiado nos elementos da pesquisa-ação de Thiollent e
análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram selecionados a partir da aplicação de
dois questionários a professores do ensino superior, por meio de um curso de
formação. Assim, interpreta-se que os resultados evidenciaram que a pesquisa
contribuiu para a resolução do problema que orientou a coleta de dados, bem como
ampliou a gama de conhecimento sobre o tema, visto que os docentes no início do
curso sentiram dificuldades em manusear o aplicativo, porém, durante a formação,
aperfeiçoaram o uso do Google Classroom como forma de metodologia ativa para
suas aulas, tornando essencial auxiliar os alunos na construção do conhecimento, de
maneira que eles se sentissem motivados e conseguissem superar suas dificuldades,
principalmente em relação aos conteúdos. A pesquisa geral teve como produto final o
Curso de Formação para Docentes do Ensino Superior.