Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/706
Tipo do documento: mastherThesis
Título: Formação de professores e o ensino remoto na pandemia em José de Freitas estado do Piauí
Autor: Rocha, Erimar Pereira da 
Orientador: Santos, André Felipe Costa
Primeiro membro da banca: Santos, André Felipe Costa
Segundo membro da banca: Santos, Priscila Costa
Terceiro membro da banca: Menezes, Maria Eduarda de Lima
Resumo: A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança significativa nas prioridades de treinamento dos professores, especialmente no que diz respeito ao ensino à distância. Com o fechamento das escolas, os professores precisaram adquirir novas habilidades e competências para garantir que seus alunos continuassem aprendendo de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências da formação de professores no contexto da (pós)pandemia da COVID-19 em José de Freitas, estado do Piauí. A metodologia escolhida para o estudo foi o relato de experiência com abordagem qualitativa. A pandemia intensificou a discussão acerca da formação de professores e da necessidade de contemplar pontos essenciais na construção da aprendizagem, principalmente no que se refere às tendências tecnológicas e às metodologias ativas. Houve uma maior demanda por qualificação e formação profissional específica por parte dos professores para lidar com o novo cenário educacional. Conclui-se que as tecnologias educacionais e a formação continuada de professores, em conjunto, podem trazer muitos benefícios significativos para o ensino e a aprendizagem, além de promover uma maior interação entre professores e alunos. Portanto, é importante lembrar que a tecnologia não deve ser vista como uma solução única para todos os desafios educacionais, mas sim como uma ferramenta complementar ao ensino presencial.
Abstract: The COVID-19 pandemic has triggered a significant shift in teacher training priorities, especially with regard to distance learning. With schools closing, teachers needed to acquire new skills and competencies to ensure their students continue to learn effectively. The present work aims to report the experiences of teacher training in the context of the (post) pandemic of Covid 19 in José de Freitas, state of Piauí, having as main specific objectives, to empirically present the subjects that deal with basic training , regarding the complementary or continued training of teachers in times of pandemic and post-pandemic; Present trends and studies on this type of continuing education; Discuss about the self-instructional training of teachers; and finally, analyze the conceptions of continuing education and consequently self-training today. The methodology chosen was an experience report with a qualitative approach. The pandemic intensified the discussion about teacher training and the need to consider essential points in their learning construction, especially in aspects of technological trends and active methodologies. There was a greater demand for teachers seeking qualification and specific professional training to deal with the new scenario in which education is involved. It is concluded that educational technologies and continuing education for teachers, together, can significantly bring many benefits to teaching and learning, in addition to developing greater interaction between teachers and students. Therefore, it is important to remember that technology should not be seen as a single solution to all educational challenges, but rather as a complementary tool to face-to-face teaching.
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino Remoto
Pandemia
Teacher training
Remote learning
Pandemic
Área(s) do conhecimento: Educação
Idioma: por
País: Estados unidos
Instituição: MUST University
Departamento: MUST University
Programa: Master of Science in Emergent Technologies in Education
Tipo de acesso: openAccess
URI: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/706
Data de publicação: 2023
Aparece nas coleções:Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF_ERIMAR_PEREIRA_DA_ROCHA_PÓS_BANCA_Versão_Revisada.pdf.pdfDocumento principal443,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
21 Ata de Defesa SZ ERIMAR PEREIRA DA ROCHA - signed.pdfATA DE DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL - MESTRADO290,21 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Ferramentas do administrador