Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/747
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Aplicações cotidianas das cônicas: uma proposta de sequência didática sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
Autor: | Silva, Glaidon Farias Sudário da |
Orientador: | Ferreira, Danilo de Jesus |
Resumo: | As cônicas, desde os estudos de Apolônio até as concepções analíticas contemporâneas, desempenham um papel crucial na compreensão de diversas áreas do conhecimento. Este trabalho visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão bibliográfica dos conceitos e teorias relacionados às cônicas. Será destacada sua importância histórica, relevância na geometria analítica e a apresentação de teoremas fundamentais que aprofundam a compreensão dessas curvas. Além disso, será proposta uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico crítica, buscando a eficácia e acessibilidade para estudantes e professores da educação básica. Serão discutidas as aplicações práticas das cônicas no cotidiano, visando promover uma aprendizagem significativa, incentivando a exploração dessas curvas por meio da experimentação e do raciocínio lógico. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias palpáveis para o ensino das cônicas, capacitando os alunos com as ferramentas necessárias para compreender e aplicar esses conceitos de forma significativa em sua prática social. |
Abstract: | The conics, since Apolônio’s study to the comtemporany analistic’s conceptions, perform a important perfil to the comprehension of a lot of areas of knowing. This work intend fortify the process of teaching-learning across a bibliography of concepts and a teory who relation the conics. Will be highlighted your history importance, analytical geometry relevance and the presentantion of fundamental theorems that deepen the understanding of these curves. Moreover, will be propoused a didactics sequence, based on the assumption from the history critic pedagogy, finding an efficiency and acessibility to the students and teachers from basic education. Will be discussion the pratic enforcement from the conics in the daily, finding promove a learning, encouraging a explore of this curves with experimentation and logical reasoning. Is expected the study help from the development of strategies for the conic’s teaching, enable the students with the necessary tools for comprehension and apliccation of this concepts with a significative way in the social pratics. |
Palavras-chave: | Cônicas Geometria Analítica Sequência Didática Pedagogia Histórico Crítica Conics Analytical geometry Didatic sequence Historical pedagogy Critical |
Área(s) do conhecimento: | Análise Matemática. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Departamento: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/747 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Nordeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOC-20240815-WA0076..pdf | Dissertação apresentada como requisito para obtenção do título de Mestre em Matemática, pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. | 1,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador