Aplicações cotidianas das cônicas: uma proposta de sequência didática sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Citar

Resumo

As cônicas, desde os estudos de Apolônio até as concepções analíticas contemporâneas, desempenham um papel crucial na compreensão de diversas áreas do conhecimento. Este trabalho visa fortalecer o processo de ensino-aprendizagem por meio de uma revisão bibliográfica dos conceitos e teorias relacionados às cônicas. Será destacada sua importância histórica, relevância na geometria analítica e a apresentação de teoremas fundamentais que aprofundam a compreensão dessas curvas. Além disso, será proposta uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da pedagogia histórico crítica, buscando a eficácia e acessibilidade para estudantes e professores da educação básica. Serão discutidas as aplicações práticas das cônicas no cotidiano, visando promover uma aprendizagem significativa, incentivando a exploração dessas curvas por meio da experimentação e do raciocínio lógico. Espera-se que este estudo contribua para o desenvolvimento de estratégias palpáveis para o ensino das cônicas, capacitando os alunos com as ferramentas necessárias para compreender e aplicar esses conceitos de forma significativa em sua prática social.

Descrição

Citação

item.page.identifier.dark

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por