Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/749
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Navergar-se, o pequeno teatro de ser: a autoconsciência como método |
Autor: | Clemente, Mônica |
Orientador: | Fraga, Dinorá |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Iria zanoni |
Segundo membro da banca: | Rosa, Miriam Suzete de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Martini, Rosa Maria |
Resumo: | E se invertêssemos? “Suponhamos que tudo, em vez de ser feito de átomo, matéria, fosse feito de consciência. O que aconteceria neste caso?” (GOSWAMI, 1993, p. 26). Que ciência, cultura e educação teceríamos? É essa reflexão que a presente dissertação pretende desenvolver: “Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método”. Meu objetivo, ao refletir sobre a consciência como “tecedora de tudo o que há”, foi expressar a relação entre Ser/Viver e (Se) Conhecer por meio da vivência da ciência milenar do Tantra Yoga, conforme proposto por Sarkar. Esse percurso dialoga com a biologia do amor de H. Maturana, a transdisciplinaridade de B. Nicolescu e a física quântica de A. Goswami, vertentes que não separam vida, sociedade, política, arte, ciência e espiritualidade de suas produções acadêmicas. O objeto deste trabalho, portanto, não está dissociado do sujeito nem da vida, pois a autoconsciência foi observada como método de pesquisa do ser humano que se aventura a conhecer a si mesmo e o mundo. Analisa-se, assim, o efeito do autoconhecimento – que é simultaneamente produzido e produtor da autoconsciência – sobre o próprio sujeito e seu entorno, num processo recursivo e eterno de desvendamento e cocriação. A abordagem sistêmica desta dissertação transformou seu próprio resultado: a experiência de saborear a autoconsciência – gerada e geradora de autoconhecimento – e suas implicações na emoção, que, segundo Maturana, funda o social e o amor. Assim, o trabalho tornou-se uma peça de teatro, na qual o jogo de relações entre a multidimensionalidade do ser/viver e o outro (seja ele um sujeito ou o entorno) se expressa em personagens em busca de si mesmos. |
Abstract: | And what if we inverted it? "Suppose that everything, instead of being made of atoms, of matter, was made of consciousness. What would happen in this case?" (GOSWAMI, 1993, p. 26). What kind of science, culture, and education would we weave? This is the reflection that the present dissertation seeks to develop: "Navigating Oneself, The Small Theater of Being: Self-Consciousness as a Method." My objective, in reflecting on consciousness as the "weaver of all that exists," was to express the relationship between Being/Living and (Self)Knowing through the experience of the millenary science of Tantra Yoga, as proposed by Sarkar. This path engages in dialogue with H. Maturana’s biology of love, B. Nicolescu’s transdisciplinarity, and A. Goswami’s quantum physics—perspectives that do not separate life, society, politics, art, science, and spirituality from their academic productions. The object of this study, therefore, is not dissociated from the subject nor from life itself, as self-awareness has been observed as a research method for the human being who ventures to know themselves and the world. Thus, the effect of self-knowledge—simultaneously produced by and producing self-awareness - is analyzed in relation to the subject and their surroundings, in a recursive and eternal process of unveiling and co-creation. The systemic approach of this dissertation transformed its own outcome: the experience of savoring self-awareness - both generated by and generating selfknowledge - and its implications for emotion, which, according to Maturana, is the foundation of the social and of love. In this way, the work became a theater piece, where the interplay of relationships between the multidimensionality of being/living and the other (whether a subject or the environment) is expressed through characters in search of themselves. |
Palavras-chave: | Yoga Educação Corporeidade Autoconsciência Espiritualidade |
Área(s) do conhecimento: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/749 |
Data de publicação: | 2004 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Navegar-se, o pequeno teatro de ser. A autoconsciência como método - Mônica Clemente.pdf | Documento principal | 2,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador