Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/786
Tipo do documento: | mastherThesis |
Título: | Uma pedagogia estética: corpo e imagem |
Autor: | Silva, Alessandra Ribeiro Assis |
Orientador: | Medrado, Alice Parrela |
Resumo: | A estética torna-se aqui o ponto de partida para entender como a representação do corpo, por meio do autorretrato, pode se transformar em um elo de identidade, pertencimento e desconstrução de estereótipos estéticos. Nesse contexto, a reflexão estética se entrelaça com arte, corpo e padrões sociais, propondo um ensino filosófico mediado pela fotografia. Com base em uma "Estética Pedagógica", o enfoque está na substituição da repetição e padronização por criatividade, inventividade, afetividade e convivência com a diversidade, fortalecendo identidades e ampliando repertórios estéticos. No ambiente escolar, a imagem desempenha um papel essencial na educação estética, desafiando estereótipos e promovendo novas formas de pensamento que ampliam a compreensão da identidade. A fotografia e a estética abrem caminhos para que os alunos se problematizem e se conheçam em suas relações com os outros. A produção de ensaios filosóficos e fotográficos estimula reflexões profundas sobre corpo e identidade, permitindo que os estudantes construam novas versões de si mesmos por meio de fragmentações e escolhas conscientes, fortalecendo suas vozes no debate filosófico e estético. Os fundamentos teóricos incluem os PCNEM (2006) e o Currículo de Referência de Minas Gerais (2018), com foco nos objetivos de ensino da Filosofia: ética, política, estética, ontologia, ciência e religião. A arte é tratada como ferramenta criativa para desconstruir estereótipos, abordando questões de gênero, feminismo e representações do corpo feminino na história, com autores como Linda Nochlin, Donna Haraway e Françoise Vergès. A fotografia é vista como processo criativo e democrático, com reflexões de Susan Sontag e inspirações no trabalho de artistas como Cindy Sherman e Camila Fontenele. Os resultados indicam que os trabalhos dos alunos, em forma de ensaios filosóficos e fotográficos, refletiram as discussões propostas, promovendo engajamento crítico e desconstrução de padrões estéticos e identitários. Com o apoio de uma cartilha prática, os estudantes se sentiram à vontade para integrar estética e fotografia ao ensino de Filosofia, desenvolvendo atividades que desconstruíram estereótipos e fomentaram uma percepção estética mais ampla. Assim, a estética, aliada à educação, revela-se como uma força transformadora capaz de desconstruir padrões excludentes e ampliar horizontes críticos. |
Abstract: | Aesthetics becomes the starting point for understanding how the representation of the body through self-portraiture can transform into a link of identity, belonging, and the deconstruction of aesthetic stereotypes. In this context, aesthetic reflection intertwines with art, body, and social standards, proposing a philosophical education mediated by photography. Based on a "Pedagogical Aesthetics," the focus is on replacing repetition and standardization with creativity, inventiveness, affectivity, and the coexistence with diversity, strengthening identities and expanding aesthetic repertoires. In the school environment, the image plays a crucial role in aesthetic education, challenging stereotypes and promoting new ways of thinking that broaden the understanding of identity. Photography and aesthetics open paths for students to problematize and know themselves in relation to others. The production of philosophical and photographic essays stimulates deep reflections on body and identity, allowing students to construct new versions of themselves through fragmentation and conscious choices, strengthening their voices in the philosophical and aesthetic debate. The theoretical foundations include the PCNEM (2006) and the Curriculum Reference of Minas Gerais (2018), focusing on the objectives of teaching Philosophy: ethics, politics, aesthetics, ontology, science, and religion. Art is treated as a creative tool for deconstructing stereotypes, addressing gender issues, feminism, and representations of the female body throughout history, with authors such as Linda Nochlin, Donna Haraway, and Françoise Vergès. Photography is understood as a creative and democratic process, drawing from reflections by Susan Sontag and the work of artists like Cindy Sherman and Camila Fontenele.The results indicate that students' works, in the form of philosophical and photographic essays, reflected the proposed discussions, fostering critical engagement and the deconstruction of aesthetic and identity standards. With the support of a practical handbook, students felt comfortable integrating aesthetics and photography into the teaching of Philosophy, developing activities that deconstructed stereotypes and encouraged a broader aesthetic perception. Thus, aesthetics, in conjunction with education, emerges as a transformative force capable of deconstructing exclusionary standards and broadening critical horizons. |
Palavras-chave: | Pedagogia estética Fotografia Autorretrato Feminismo Corpo e identidade Aesthetic pedagogy Photography Self-portrait Feminism Body and identity |
Área(s) do conhecimento: | Estética, Filosofia, Arte e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes |
Departamento: | Universidade Estadual de Montes Claros |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Filosofia UFPR – UNIMONTES |
Tipo de acesso: | openAccess |
URI: | https://deposita.ibict.br/handle/deposita/786 |
Data de publicação: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Sudeste |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UMA PEDAGOGIA ESTÉTICA - CORPO E IMAGEM.pdf | Dissertação completa. | 5,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Ferramentas do administrador