Proposta de melhoria da leitura e escrita de alunos do 9º ano de uma escola municipal de Bayeux-PB, Brasil
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi aprimorar a competência leitora dos alunos do 9º ano do
ensino fundamental de uma escola pública de Bayeux-PB, Brasil, a partir do ensino
com estratégias de leitura, práticas e nas dificuldades linguísticas evidenciadas em
produções escritas e em avaliação de larga escala. No desenvolvimento deste estudo
foi utilizada a metodologia qualitativa, cujos procedimentos a caracterizam como uma
pesquisa-ação participativa, social e com base empírica, com envolvimento ativo do
professor-pesquisador com a comunidade pesquisada. O diagnóstico inicial que teve
como base os dados do SAEB, através do portal QEdu e uma avaliação de larga
escala, realizada pela Secretaria de Educação do Município de Bayeux. Foi feita uma
preparação e aplicação de um plano de ação com atividades planejadas (oficinas) a
partir da seleção de textos encontrados em livros didáticos, simulados divulgados em
sites de domínio público e a Prova Brasil de anos anteriores (2017 até 2021). Foi
realizada a avaliação da aplicação do plano de ação com a mesma estrutura do
diagnóstico inicial (aplicação de avaliação semelhante à Prova Brasil e atividade
escrita). A pesquisa demonstrou que o processo de intervenção logrou êxito,
combatendo as precariedades encontradas na avaliação de larga escala no tocante
aos descritores da língua portuguesa fragilizados, com oficinas bem sistematizadas
com estratégias de leitura, esquematizadas com base nos estudos de Solé,
juntamente com os de Menegassi, possibilitando assim aos aprendizes a formação
leitora proficiente e também para o atendimento às exigências do SAEB, relacionando
com os postulados previstos na BNCC. Constatou-se um grande avanço e permitiu
certificar que, com a aplicação de iniciativas como deste estudo, é possível impulsionar
o aprendiz a superar os obstáculos que aparecem no percurso de sua escolaridade,
contudo, esses participantes terão sucesso não apenas na disciplina de língua
portuguesa, mas em todas as áreas de seu aprendizado.
Descrição
Citação
MÉLO, Márcio de. PROPOSTA DE MELHORIA DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS
DO 9º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE BAYEUX-PB, BRASIL. 2023. (Tese de doutorado em Educação) UNIDA, Asunción, 2023