Protagonismo estudantil no 9º ano do ensino fundamental em Petrolina- PE: a abordagem do design thinking como uma estratégia pedagógica
Resumo
Nos últimos anos, a tecnologia tornou-se uma presença constante nas vidas das pessoas,
permeando todos os aspectos, incluindo os âmbitos profissional, educacional e cultural. Esse
avanço tecnológico tem impulsionado a criação de novas abordagens em diversas áreas do
conhecimento. O Design Thinking foi selecionado como objeto de pesquisa devido às etapas
que podem desenvolver habilidades criativas, colaborativas e críticas para a resolução de
desafios no ambiente escolar. O objetivo geral do estudo consistiu na investigação da aplicação
do Design Thinking para promover o protagonismo dos alunos, avaliando sua efetividade,
desafios e impactos na aprendizagem, bem como estimular o engajamento ativo dos estudantes
do 9º ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa bibliográfica utilizou
buscadores de trabalhos científicos por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das bibliotecas
eletrônicas da Scientific Electronic Library Online (SciElo) e da Harvard Library. Além disso,
a pesquisa de campo empregou um formulário com perguntas estruturadas criado por meio do
Google Forms para o público-alvo que foram os estudantes dos 9º anos do Ensino Fundamental.
Com base nos resultados obtidos, observou-se um considerável interesse dos estudantes em
utilizar a tecnologia e explorar o protagonismo estudantil na educação. Diante disso, uma
equipe de estudantes foi formada para desenvolver um projeto pedagógico com foco nos
princípios do Design Thinking. Portanto, espera-se que este estudo possa contribuir para a
compreensão da importância da tecnologia e do protagonismo estudantil na educação
contemporânea, bem como para demonstrar como a abordagem do Design Thinking pode ser
uma valiosa ferramenta para promover a participação ativa dos alunos.